top of page

        O Universo Paralelo de um Binge watching

 

 No ano de 2013, foram criados diversos serviços de streaming de vídeos online (Netflix, MegafilmesHD e FilmesOnlineGratis), facilitando o acesso de milhares de pessoas à séries de tv, filmes, documentários e shows completos. O sucesso foi tanto que, grandes produtoras resolveram investir nesse tipo de serviço e criar conteúdos exclusivos para os  fãs. 

"Binge-watching"  é um termo  recente que se origina da palavra binge, que em inglês assimila-se a ação de consumo em excesso. O termo serve para dar nome à quem assisti episódios de seriados em sequência de uma só vez (sem pausas).

                                                                               

 

 

 

 

 

                                                                                                            ​                                                                                                               

 

 

 

 

 

 

 

     

 

     Engana-se quem acha que não se podia fazer uma maratona de filmes ou séries antigamente, mas era necessário que o indivíduo tivesse  uma locadora perto de casa, filme ou série disponível e por fim um dinheiro suficiente para alugar mais de uma fita de vídeo.    

 Atualmente, de qualquer lugar do mundo pode-se ter acesso, graças aos avanços tecnologicos, só basta ter um celular e uma internet que faça o download do episódio ou ir diretamente em um portal.  Mas o problema atual é a quantidade de horas e a dedicação que é feita.  Ocasionando até um problema de saúde.

 

 

     Faça o teste     

 

                     A pesquisa

 

 

 

 

     A Universidade do Texas fez uma rescente pesquisa, indicando alguns dos problemas causados pelo uso excessivo de  streaming  .  Os pesquisadores Yoon Sung Hi, Eun Yeon Kang e Wei-Na Lee observaram o comprtamente  de 316 jovens entre 18 à 29 anos para chegar à essa conclusão. Eles compararam a frequência com que as pessoas assistiam a programas de tevê em sequência com a recorrência de sentimentos ligados à solidão e à depressão.

    No final do estudo, puderam concluir que quanto mais solitária e deprimida a pessoa for, maior é a chance dela embarcar em uma maratona de séries. Mas o agravante é quando as pessoas deixam de fazer as suas tarefas para assistir longas horas de televisão.

    Em um outro ponto de vista,  a psicologa Adriana Cabana relata que ,  "a patologia descritiva disso não existe".  Mas ela explica que se é  avaliado o comportamento da pessoa e o contexto em que ela vive ! Porém não há uma patologia ligado as longas horas em frente a uma televisão.

    Levando em consideração a ausência da pessoa em seu grupo social, tarefas não concluídas , a falta de apetite , o trabalho não realizado e a troca de personalidade  ( viver como um personagem),  pode acarrentar em uma psicose.  Neste caso, é necessário uma ajuda médica para uma avaliação clinica. Sendo assim, o simples fato de gostar de uma série e assisti-lá mais de uma vez não faz o indiviuo doente.

  " Se você tem ciência de que pode parar de assistir a qualquer momento e não sentir angústia ou qualquer outro sentimento, isso não é uma doença ou um vício. Mas se sofre porque não vê o epsódio ou vive em prol da série, neste caso pode ser que precise de ajuda, como viciados em game, bingo e outros", diz Adriana Cabana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

    Pirataria - O Fim do MegaFilmesHD

         

 

      Com o aumento dos sites que fornecem os serviços de streaming de videos gratuitos, muitos dos usúarios preferem utilizar desse subterfúgio para não pagar pelo conteúdo . Mas o que poucos sabem é que os administadores ou pessoas ligadas  ao portal, estão cometendo crime, conforme o Art.184 do Código Penal Brasileiro.  

   No dia 18 de novembro de 2015, com a Operação Barba Negra realizada pela Polícia Federal em São Paulo. Foi preso o casal que administrava o site MegaFilmesHd, o maior portal da América Latina em  distribução de vídeos pela internet  sem pagamento de direitos autorais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

     

 

   O site continha um acervo com aproximadamente 150 mil filmes, documentários, shows e séries. Os internautas mais assídos, ( os binge-watching) poderiam ter os filmes e seriados antes dos seus lançamentos oficiais (aqui no Brasil). 

   Algumas horas depois da prisão dos administradores, MegaFilmesHD foi retirado do ar, para o descontentamente de muitos. Mas os binge-watching criaram um abaixo assinado online, onde qualquer pessoal pode se cadastrar e pedir a liberdade do casal e a volta do site. 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Forúns e Grupos

 

 

     É muito comum ver no facebook por exemplo, várias páginas/ forúns de discussão sobre episódios ou filmes . Além das inúmeras horas que são passadas assistindo, há aqueles que fazem críticas e depoimentos nos grupos. Existem mais de 10.000 grupos que são dividos por sites de streamings e séries. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

As páginas possuem uma organição como se fosse uma empresa. Nelas existem uma hierarquia, divisão de trabalhos e atualizações constantes.  Cada tópico pode conter mais de 500 comentários e alguns internautas chegam a usar bases históricas para discutir  e justicar um episódio.

  Além dos sites , existem os grupos no Whatsapp, dos quais são mais de 10 mensagens por hora, todos os dias. São desdes imagens, aúdios, vídeos e fotos de personagens e objetos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos das universidades UNAMA e UFPA criaram  um curta para concorrer ao Festival Osga de Vídeos Universitários. O filme conta a história de uma menina que resolve mergulhar em uma maratona de filmes.

 

 

Infográfico: Pamella Castro

O crescimento da internet

bottom of page